2024-06-132024-06-13https://labtecgc.udesc.br/dspace-lab-01/handle/hdl-lab-01-s01/4766Resumo: Revisão de literatura que tem como objetivo: discutir o papel dos bibliotecários na coordenação de programas de Competências em Informação (CoInfo) em bibliotecas universitárias (BU), com foco no desenvolvimento de habilidades digitais para a inclusão digital da comunidade acadêmica. Além disso, reflete acerca da possibilidade de parcerias institucionais para a elaboração e aplicação desses programas e aponta a necessidade do desenvolvimento da competência digital dos bibliotecários e estabelecimento de uma cultura digital entre eles. Metodologia: pesquisa bibliográfica realizada no buscador Google Acadêmico e nas bases de dados: Repositório de Dados do Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (BENANCIB), base de Dados em Ciência da Informação (BRAPCI) Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD/IBICT) e em Portais de Bibliotecas Universitárias, bem como a Library Genesis para a pesquisa em livros, com recorte cronológico entre os anos de 2005 a 2019. Conclusões: conclui que a inclusão digital é uma demanda existente nas universidades à qual os bibliotecários devem estar atentos e que os programas de CoInfo elaborados em parceria são um instrumento valoroso para atingir bons resultados.Palavras-chave: CoInfo. Bibliotecários e programas de CoInfo. Habilidades e inclusão digitais em bibliotecas universitárias.application/pdfCopyright (c) 2020 Revista ACBCoInfo. Bibliotecários e programas de CoInfo. Habilidades e inclusão digitais em bibliotecas universitárias.Bibliotecas acadêmicas. Competência em Informação. Habilidades e inclusão digitais.O papel dos bibliotecários no desenvolvimento de habilidades e inclusão digitais em bibliotecas universitáriasinfo:eu-repo/semantics/article