2025-07-022025-07-02https://labtecgc.udesc.br/dspace-lab-01/handle/hdl-lab-01-s01/12576Resumo No Brasil, o contexto sociopolítico e econômico do final do século XX até os dias atuais tem implementado políticas públicas para a inclusão escolar, a partir do conjunto de diretrizes que possibilitam um amplo processo de mudanças e reformas na educação pública brasileira. O que justifica esse estudo é o fato de ser o debate sobre formação de professores necessário no contexto da escola inclusiva. O referencial teórico parte do conjunto de diretrizes criadas pelo Estado e por autores como, Gotti (1998) e Tardif (2012). O problema que se apresenta é, em que medida as instituições formadoras como, a universidade e a SEDUCE têm conseguido romper com a dicotomia construída historicamente na formação de professor (inicial e continuada) da educação pública brasileira, em destaque o Estado de Goiás, no contexto da escola inclusiva. A metodologia utilizada é de caráter qualitativo e este artigo mostra o resultado parcial dos aspectos teóricos. O Estado de Goiás ao se deparar com a realidade da escola inclusiva tem buscado perceber que o professor é um elemento primordial e é preciso implementar sua formação para alcançar uma prática profissional de qualidade para todos.application/pdfCopyright (c) 2017 Yara Fonseca de Oliveira Silva, Jucelia Linhares Granemann, Jucelia Linhares GranemannEducaçãoFormação DocenteInclusãoGoiásEducação InclusivaA formação de professores no estado de Goiás: o desafio da educação inclusivainfo:eu-repo/semantics/article