2024-10-022024-10-02https://labtecgc.udesc.br/dspace-lab-01/handle/hdl-lab-01-s01/10126Aborda o bibliotecário enquanto sujeito que precisa de princípios éticos na sua prática, para crescer como ser humano e profissional, melhorar a qualidade do seu trabalho e aprimorar o relacionamento interpessoal. Considera as relações entre o Novo Código de Ética e Deontologia do Bibliotecário (2018), que apresenta normas que orientam a conduta profissional, e as Lições Socráticas, enquanto princípios importantes para a vida pessoal e instrumentos de promoção de bem-estar social. Apresenta como fundamentação teórica as ideias de Platão (2003) sobre o conhecimento; a visão de Targino (2010) sobre Ranganathan; as abordagens de Stumpf (2019) e Rasche (2005) sobre o Código de Ética dos Bibliotecários; as virtudes de Comte-Sponville (1999); e as virtudes dos bibliotecários segundo Freire, Silva e Nascimento (2015). Compartilha pesquisa bibliográfica realizada a partir de descritores temáticos de busca e abordagem qualitativa, preocupando-se com o sentido e intencionalidade dos textos. Como resultado, conclui que há correlação entre as abordagens dos autores mencionados, o novo Código de Ética e Deontologia da Biblioteconomia (2018) e as Lições Socráticas de Ismael (2004).application/pdfCopyright (c) 2022 Revista ACBÉtica – Código. Deontologia. Atividade profissional – Bibliotecário. Sócrates – Lições.O código de ética dos bibliotecários brasileiros e as lições socráticasinfo:eu-repo/semantics/article