2024-06-132024-06-13https://labtecgc.udesc.br/dspace-lab-01/handle/hdl-lab-01-s01/6086Resumo: A biblioteca pode ter nas mídias sociais uma estratégia de marketing aliada na disseminação de seus produtos e serviços e aproveitar seu potencial de alcance para criar um canal de comunicação direta com seus usuários. Objetivo: Tem como objetivo investigar a estratégia digital das bibliotecas em relação ao marketing em mídias sociais nas bibliotecas do Sistema de Bibliotecas (SISTEMOTECA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e identificar o estado atual da presença digital dessas bibliotecas nas mídias sociais Instagram, Facebook, Twitter e YouTube. Metodologia: A presente pesquisa possui natureza quanti-qualitativa e nível exploratório. As técnicas de pesquisa utilizadas são a bibliográfica e documental. O universo de estudo compreende as 22 bibliotecas do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal da Paraíba (SISTEMOTECA). Foi realizado o levantamento dos perfis das bibliotecas, em cada uma das mídias sociais escolhidas. Foram analisadas em quadros comparativos, para as mídias Facebook e Instagram, que possuem mais bibliotecas adeptas, e em texto corrido para as demais, YouTube e Twitter. Conclusões: Os critérios da análise foram apontados de acordo com o uso feito pela biblioteca com relação às outras do sistema, bem como às particularidades, objetivos e ferramentas disponíveis em cada mídia social, acompanhando capturas de tela para as observações mais pontuais. Palavras-chave: Marketing em mídias sociais 1. Bibliotecas universitárias 2. Mídias socias 3. Marketing 4. application/pdfCopyright (c) 2020 Revista ACBMarketing em mídias sociais. Bibliotecas universitárias. Mídias socias. Marketing.O uso das mídias sociais como estratégia de marketing nas bibliotecas da Universidade Federal da Paraíbainfo:eu-repo/semantics/article