2024-10-022024-10-02https://labtecgc.udesc.br/dspace-lab-01/handle/hdl-lab-01-s01/10029Relaciona a atuação e inserção do bibliotecário brasileiro no mercado de trabalho aos paradigmas biblioteconômicos ainda vigentes: foco no acervo, informação vista apenas como bem social e predominância do ambiente de trabalho biblioteca. Discute alguns paradoxos profissionais relacionando-os aos paradigmas e às competências e habilidades requeridas nas organizações. Demonstra que o rompimento de tais paradigmas contribuirá para ampliar a visão e as oportunidades de trabalho, da mesma forma que os princípios do empreendedorismo e da inovação, quando aplicados à autoformação, prática esta sugerida para fazer face aos desafios profissionais, na atualidade. Conclui apresentando estudos de casos representativos das teses defendidas. Abstract: It relates the Brazilian librarian’s performance and insertion in the market in the effective librarian’s paradigms: focus in the collection, information only as corporate property only and predominance of the work environment in the library. It discusses some professional paradoxes relating them with the paradigms and the competencies and abilities required in the organizations. It demonstrates that the disruption of such paradigms will contribute to extend the vision and the chances of work, in the same way that the principles of the enterprising and the innovation, when applied to self-education, this way is suggested to face the professional challenges, in the present. It concludes presenting representative studies of cases of the defended theories.text/htmlapplication/pdfCopyright (c) 2014 Revista ACBMercado de trabalhoInovaçãoParadigmas BiblioteconômicosEmpreendedorismoAutoformaçãoJob marketInnovationLibrarianship’s paradigmsEnterprisingSelf-educationRuptura de paradigmas bibliotecônomicos, autoformação e mercado de trabalho: estudo de caso Rupture of librarianship’s paradigms, self-education and work market: study of cases p. 207-223info:eu-repo/semantics/article