2025-07-022025-07-02https://periodicos.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/2251Dado curado em 03/07/2025 por Cristina Mara MorescoEste trabalho tem como objetivo apresentar a ação desenvolvida com 37 alunos e 3 professores da educação básica do município do Rio Grande que participaram da oficina de extensão intitulada “Arte e Matemática nas sete peças do Tangram”, que visava à criação de um espaço de reflexão e discussão acerca do uso de materiais concretos imbricados para o ensino interdisciplinar entre as áreas de Matemática e Arte no contexto escolar, incorporando assim, a leitura de imagem, a análise visual e sensorial através da alfabetização visual e atividades lúdicas de criação e construção de conceitos matemáticos, promovendo assim um espaço de reflexão, no qual o compartilhamento de ideias poderá configurar um novo pensar metodológico, além de favorecer as trocas recíprocas de conhecimentos entre a formação inicial e continuada de professores.application/pdfCopyright (c) 2011 Cidadania em Ação: Revista de Extensão e CulturaA ARTE POTENCIALIZANDO APRENDIZAGENS MATEMÁTICASinfo:eu-repo/semantics/article