2024-10-022024-10-02https://labtecgc.udesc.br/dspace-lab-01/handle/hdl-lab-01-s01/8093Consiste em uma investigação exploratória descritiva que verifica as ementas das disciplinas obrigatórias dos cursos de graduação em Biblioteconomia e Gestão da Informação de Instituições Públicas Federais e Estaduais no Brasil. Constata que das 28 Instituições de Ensino Superior, no Brasil, que possuem o curso de graduação na área, apenas 15 disponibilizam as ementas em seu site institucional. Verifica que não há a ocorrência do termo Competência Informacional nem de seus sinônimos nas ementas que constituem a amostra. Utiliza a análise da produção dos docentes, entre 2000 e 2008, dessas universidades como forma de enriquecer e cotejar os resultados obtidos com estudo das ementas das disciplinas. Contabiliza um total de 224 docentes e 1224 artigos completos publicados, sendo que somente 0,7 % dessas publicações versam sobre o tema Competência Informacional ou sobre algum de seus sinônimos. Sugere que é imprescindível a incorporação dessa temática no currículo dos cursos da área.Palavras-chave: Competência Informacional; Currículo; Produção Científica.application/pdfCopyright (c) 2014 Revista ACBCompetência InformacionalCiência da informaçãoBiblioteconomiaLiteractCompetências Informacionais: uma análise focada no currículo e na produção docente dos cursos de biblioteconomia e gestão da informação Information literacy: an analysis focused on curriculum and teaching courses in the production of library and I.M.info:eu-repo/semantics/article