2024-06-132024-06-13https://labtecgc.udesc.br/dspace-lab-01/handle/hdl-lab-01-s01/2480Trata-se de um estudo descritivo acerca do nível de mediação realizada pelas bibliotecas das universidades públicas por meio de atividades desenvolvidas focalizando as práticas de leitura e de produção escrita. A pesquisa se caracteriza, na primeira etapa, como um levantamento (survey) exaustivo acerca das atividades e experiências realizadas por esse tipo de biblioteca e, na sua segunda etapa, como um estudo dos casos das bibliotecas que informaram estar desenvolvendo atividades que guardam relações mais diretas com a leitura e a escrita. Nessa etapa foram identificadas as possibilidades de redimensionamento dessas atividades, de modo que se possa, a partir da análise dos resultados, sugerir novas configurações que tornem as bibliotecas universitárias mediadoras pró-ativas das práticas de leitura e de produção escrita, especialmente entre os estudantes em nível de graduação, trabalhando pelo desenvolvimento da competência em informação e apoiando mais diretamente a formação de sujeitos autônomos no ato de estudar e produzir conhecimento.application/pdfCopyright (c) 2015 Henriette Ferreira Gomes, Raquel do Rosário SantosMediação de leitura. Leitura. Escrita. Bibliotecas universitáriasAtividades de mediação para leitura e escrita: uma análise dos níveis de mediação em experiências realizadas por bibliotecas de universidades públicasinfo:eu-repo/semantics/article