2025-07-022025-07-02https://labtecgc.udesc.br/dspace-lab-01/handle/hdl-lab-01-s01/12867O objetivo desta pesquisa é analisar a criação, a denominação e a arquitetura do grupo escolar Antensina Santana. O período delimitado deste estudo é o que ocorre entre 1925 e 1945. A primeira data abriu o caminho a uma nova forma escolar, à criação do grupo escolar e à construção de sua primeira sede e a segunda foi o momento em que o grupo escolar foi (re)inaugurado, passando a ter uma nova sede. Elegemos para o desenvolvimento deste estudo a pesquisa bibliográfica, a análise documental e a análise projetiva. E os dados foram complementados por meio de uma entrevista com uma ex-aluna e ex-professora da escola. A entrevistada fez o curso primário na unidade de ensino entre 1930 e 1931 e foi professora na instituição entre 1950 e 1983. A criação do Grupo Escolar de Anápolis se insere no contexto de criação e expansão dos Grupos Escolares em Goiás, bem como no contexto de desenvolvimento econômico da cidade. No que se refere à denominação da escola, hoje na memória das pessoas da cidade, está presente o primeiro nome e o atual. Pouquíssimas pessoas se lembram que a unidade de ensino um dia foi denominada de “24 de Outubro”. A arquitetura do Grupo Escolar Antensina Santana, quando comparado aos grupos escolares feitos no resto do país, pode ser considerada como menos onerosa e monumental.Palavras-chave: Grupo Escolar Antensina Santana (Anápolis, GO); Educação; Goiás; História; Edifícios escolares.application/pdfO grupo escolar Antensina Santana: criação, denominação e a arquitetura escolarinfo:eu-repo/semantics/article