Prof. Dr. Lourival José Martins FilhoSALETE TERESINHA POMPERMAIER2024-05-092024-05-092018-12-05https://labtecgc.udesc.br/dspace-lab-01/handle/hdl-lab-01-s01/86O texto é o resultado de uma pesquisa, que procurou analisar como se constitui a política de assistência estudantil nas Instituições Públicas Estaduais de Ensino Superior (IEES) do Sul do Brasil. Foram pesquisados os Planos de Desenvolvimento Institucional (PDIs) e Projetos Político Pedagógico Institucional (PPIs) das IEES, com os objetivos específicos de: a) Identificar os PDIs e PPIs das IEES; b) Mapear as políticas de assistência estudantil nas IEES do Sul do Brasil; e c) Caracterizar as políticas de assistência estudantil das IEES do sul do Brasil. A escolha por pesquisar as IEES do Sul do Brasil foi motivada pela escassez de trabalhos e produções que versem sobre essa temática, relacionando-a com as Instituições Públicas de Ensino Superior Estadual. A pesquisa tem como embasamento teórico legislações de âmbito federal e estadual, bem como suporte em autores (as) que discutem a educação e as políticas e programas referendados para a assistência estudantil. Parte de uma perspectiva crítica dos seres humanos - sujeitos da sociedade em todos os momentos, na sua construção educacional, se apresentando como seres inconclusos, seres inacabados, seres históricos e permanentemente engajados na criação e recriação da própria natureza. A metodologia aplicada neste estudo caracteriza-se como um estudo descritivo. Como técnicas de pesquisa, utilizou-se a pesquisa documental e bibliográfica. Por meio de levantamento dos dados necessários, a pesquisa documental foi muito importante, pois, com os documentos das IEES, mais precisamente os PDIs e PPIs, se buscou conhecer os cenários apresentados e os possíveis desafios superados para a criação da Política de Assistência e Permanência Estudantil. O procedimento técnico embasou-se em estudo documental, bibliográfico e interpretativo. Conclui-se, assim, que as IEES ainda não possuem de fato uma Política de Assistência Estudantil (PAE) que venha a garantir o acesso, a permanência e o sucesso dos/as discentes na formação universitária; possuem, porém parcialmente, ações e programas voltados para a assistência estudantil, conforme pode-se observar nos PDIs e PPPIs que são relacionadas à política de assistência estudantil. Destaca-se que cada IEES cria suas formas de atender minimamente os/as discentes em sua permanência estudantil. É necessário que mais pesquisas sejam realizadas para criar uma discussão com efetividade na constituição de PAE nas IEES.Português (Brasil)Assistência estudantilPermanência estudantilInstituições Públicas Estaduais de Ensino SuperiorPDIPPIA POLÍTICA DE ASSISTÊNCA ESTUDANTIL NAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS ESTADUAIS DE ENSINO SUPERIOR DO SUL DO BRASIL: CENÁRIOS E DESAFIOSDissertaçãoCiências Sociais Aplicadas - Ciência da InformaçãoCiências Sociais Aplicadas - Ciência da Informação