2024-06-202024-06-20https://labtecgc.udesc.br/dspace-lab-01/handle/hdl-lab-01-s01/7135Em meio às grandes transformações ocorridas no Rio de Janeiro no fim do século XIX e início do século XX, uma mulher surgiu desafiando os padrões da época. A "pianeira", compositora e maestrina Chiquinha Gonzaga conquistou grande sucesso com seus tangos, polcas, maxixes e, principalmente, com o teatro musicado. Colégio de Senhoritas, opereta de Frederico Cardoso de Menezes com música de Chiquinha Gonzaga, estreou em 1912, um pouco antes do maior sucesso da compositora, a burleta Forrobodó. Pretende-se aqui não apenas resgatar esta obra, há muito tempo arquivada e esquecida, mas também realizar uma análise acurada abordando o contexto em que ela foi composta, discutindo aspectos musicais e questões de relações de gênero nela presentes, destacando o importante papel da compositora para o desenvolvimento da música brasileira.application/pdfCopyright (c) 2008 Maria Ignez Cruz Mello, Acácio Tadeu de Camargo Piedade Tadeu de Camargo Piedade, Alexandre da Silva SchneiderChiquinha GonzagaOperetaTeatro MusicadoRelações de Gênero e MúsicaColégio de senhoritas: música original de Chiquinha Gonzagainfo:eu-repo/semantics/article