2024-06-132024-06-13https://labtecgc.udesc.br/dspace-lab-01/handle/hdl-lab-01-s01/262Este trabalho tem como objetivo geral compreender os significados da gravidez para jovens grávidas ou mães em contexto de escolas públicas e particulares, considerando, assim, diferentes níveis socioeconômicos. De modo específico, a pesquisa busca conhecer as mudanças ocorridas na vida das jovens grávidas e-ou mães e identificar os desafios que elas enfrentam no processo de escolarização. A metodologia inspira-se no campo de pesquisa qualitativa, que preza pelos significados construídos acerca das vivências. Adota-se o procedimento de entrevistas semiestruturadas, com sete jovens, sendo três grávidas e quatro mães. A análise das entrevistas permitiu chegar aos seguintes pontos de reflexão: a família e a escola atuam como rede de apoio social para a efetivação da continuidade da escolarização dessas jovens; a desigualdade de gênero e de classe incide como enredamento na vida da jovem pobre; as jovens de camada média conseguem se manter por mais tempo na escola, pois a família se encontra em melhores condições para sustentar um projeto de vida para a jovem centrado na escolarização e relativiza a obrigatoriedade do casamento. As jovens pobres retardam seu projeto de retornar à escola, pois elas terão de arcar com os cuidados com a casa e as crianças, tarefas que se tornam prioritárias e difíceis de dividir com o esposo. Palavras-chave: Gravidez na adolescência. Escolarização. Educação Sexual.application/pdfGRAVIDEZ E MATERNIDADE NA ADOLESCÊNCIA E SUAS REPERCUSSÕES NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃOinfo:eu-repo/semantics/article