2024-06-132024-06-13https://labtecgc.udesc.br/dspace-lab-01/handle/hdl-lab-01-s01/4920As discussões sobre sustentabilidade vêm ganhando força nos últimos anos, principalmente após ser estabelecida a Agenda 2030, que determina 17 Objetivos e 169 metas para ação visando contribuir para uma sociedade mais justa, igualitária e sustentável. Por reconhecer que as bibliotecas e os profissionais da informação possuem um papel essencial para que as metas sejam atingidas, surgiu a seguinte pergunta de pesquisa: como os cursos de biblioteconomia vem tratando o tema da sustentabilidade em suas grades curriculares? Para responder este questionamento, o artigo tem como objetivo verificar a importância dada a temática da sustentabilidade e se esta está presente nas grades curriculares dos cursos de Biblioteconomia do sul do Brasil. Para atingir este objetivo foi realizada pesquisa documental nas grades curriculares e ementas dos cursos de graduação em biblioteconomia presenciais e gratuitos e realizada análise de conteúdo para identificar a presença de disciplinas que abordem o tema. A partir do levantamento dos dados pode-se observar que todas as instituições mapeadas abordam o tema da sustentabilidade em sua grade curricular, mesmo que não de forma explícita.application/pdfCopyright (c) 2021 Revista ACBA sustentabilidade no ensino de biblioteconomia nas universidades do sul do Brasilinfo:eu-repo/semantics/article