2024-06-132024-06-13https://labtecgc.udesc.br/dspace-lab-01/handle/hdl-lab-01-s01/2459O trabalho analisa a estrutura de produção, tramitação e armazenamento dos documentos no período colonial a partir do estudo sobre os secretários de governo das capitanias, serventuários que atuavam diretamente no despacho e organização dos documentos dos governadores das capitanias, com intuito de compreender e apresentar as tipologias documentais e a forma como foram criados os primeiros arquivos brasileiros. Justifica-se este trabalho pela ausência de pesquisas sobre o tema e a necessidade de compreender os processos informacionais deste período, tendo em vista que este tipo de estudo auxilia também na organização arquivística. Caracteriza-se esta pesquisa como qualitativa, e, para sua viabilização quanto aos procedimentos técnicos, foi utilizado o levantamento de dados bibliográficos e documental em arquivos brasileiros e portugueses. Concluiu-se que os arquivos coloniais representam, além de importante fonte de informação para diversas áreas do conhecimento, a base de compreensão da história dos arquivos no Brasil, e que o seu estudo possibilita também a manutenção do contexto de produção para estruturar os processos de organização destes acervos.application/pdfCopyright (c) 2015 Josemar Henrique de MeloArquivos coloniaisArquivologiaHistória dos arquivosGoverno colonialOs acervos coloniais e os Secretários de Governo das Capitanias: o início dos arquivos no Brasilinfo:eu-repo/semantics/article