2024-06-202024-06-20https://labtecgc.udesc.br/dspace-lab-01/handle/hdl-lab-01-s01/7110Neste artigo, apresento algumas reflexões desenvolvidas durante pesquisa de iniciação científica em etnomusicologia junto ao Grupo Arautos do Gueto em Belo Horizonte. A pesquisa objetiva compreender a criação e recriação de significados na performance musical, em especial os de afirmação da identidade negra, para isso usou da etnografia participativa e análise comparativa. Na introdução apresento o conjunto de fatos observados na realidade que levaram à elaboração do projeto de pesquisa. Depois apresento breve descrição histórica, etnografia e análise etnopedagógica*, discutindo a importância de seu método pedagógico na construção de significados. Apresento análise estrutural de partitura de música que transcrevi a partir de gravação de vídeo em trabalho de campo. Nesta, identifico, à luz da bibliografia, elementos capazes de gerar significado de identidade afro. Por fim concluo que no trabalho artístico pedagógico do Grupo Arautos do Gueto, elementos musicais e extra-sonoros são articulados de forma a gerar, nos atores sociais, um sentido de identidade negra e de afirmação da mesma.application/pdfCopyright (c) 2010 Rubens de Oliveira Aredesetnomusicologiaidentidademúsica afro-brasileiraSignificados e identidade negra na música, arte e pedagogia do grupo Arautos do Gueto em Belo Horizonteinfo:eu-repo/semantics/article