2024-06-132024-06-13https://labtecgc.udesc.br/dspace-lab-01/handle/hdl-lab-01-s01/3191O texto pretende apresentar, em linhas gerais, alguns dos princípios e pressupostos que norteiam o Projeto de Pesquisa Mapeamento da Formação e Atuação de Professores de Matemática no Brasil. Não trata, entretanto, de apresentar ou descrever o projeto, propriamente, mas seu solo, as crenças que o sustentam. Dentre esses princípios ressaltam-se as concepções sobre teorização e metodologia, formação de professores, narrativas e o conceito de mobilização/apropriação. A metáfora da cartografia alinhava todo o texto, e dela decorremconsiderações – sobre amplitude, descentralização e jogos de escala – julgadas essenciais para justificar o Projetoapplication/pdfCopyright (c) 2013 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e TecnologiaCartografias Contemporâneas: mapa e mapeamento como metáforas para a pesquisa sobre a formação de professores de Matemáticainfo:eu-repo/semantics/article