2025-07-022025-07-02https://periodicos.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/1456910.5965/259464123132Dado curado em 03/07/2025 por Cristina Mara MorescoEste estudo ilustra a importância da Universidade na formação docente e sua relação com a sociedade. O projeto forneceu aos acadêmicos de licenciatura em química, na elaboração do trabalho de conclusão de curso, a possibilidade de propor novas metodológicas para alunos com necessidades especiais através de um projeto de extensão. O objetivo deste trabalho foi promover discussões teóricas e experimentais com alunos deficientes visuais empregando materiais pedagógicos adaptados para a sua execução. A metodologia empregada foi elaborada através de materiais de baixo custo para a confecção dos gráficos e dos experimentos químicos, os relacionando com a teoria vigente. Resultados demonstraram que é importante para os futuros licenciados terem contato com novos recursos didáticos e principalmente, com alunos portadores de necessidades especiais. A proximidade da Universidade proporcionada para estes alunos foi um fator importante para a modificação da sua visão sobre a graduação, e principalmente ser sim, um sonho possível para qualquer aluno que se dedique aos estudos.application/pdfCopyright (c) 2019 Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Culturahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0Educação inclusiva. Interação Universidade – Escola. Trabalho de Conclusão de Curso.APLICANDO O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO COMO FERRAMENTA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PARA METODOLOGIAS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVAinfo:eu-repo/semantics/article