2024-06-132024-06-13https://labtecgc.udesc.br/dspace-lab-01/handle/hdl-lab-01-s01/3300A partir de investigação prévia que buscou caracterizar critérios adotados para a seleção de conteúdos na área de ciências naturais com professores da rede pública de Sorocaba-SP, o presente artigo procura identificar possíveis manifestações de obstáculos gnosiológicos na seleção de conteúdos para a implementação de um currículo crítico de ciências. Para tanto, foi realizada uma visita a referenciais teóricos, relacionados às bases epistemológicas envolvidos com a prática curricular. A partir de entrevistas semiestruturadas, foi realizada uma pesquisa exploratória envolvendo 6 professores de ciências da mesma rede pública. Tal estudo aventou possíveis obstáculos gnosiológicos na seleção dos conteúdos: medo da liberdade, negação da descontinuidade na produção do conhecimento científico, pretensão da verdade científica e “arrogância epistemológica”. A pretensão do trabalho é buscar contribuições para o processo de formação de professores para o ensino de ciências.application/pdfCopyright (c) 2015 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e TecnologiaManifestações de obstáculos gnosiológicos para a seleção de conteúdos na implementação de um currículo crítico em ciências naturaisinfo:eu-repo/semantics/article