2024-06-132024-06-13https://labtecgc.udesc.br/dspace-lab-01/handle/hdl-lab-01-s01/3579To assume that the artscience's relations can help to understand the historical and cultural construction of scientific knowledge, this paper presents the results of a teaching module's implementation that englobes a graphic novel and its related texts, in order to discuss the non-neutrality in scientific observation and the role of experiments throughout paintings. The module was applied to a history of science subject of a physics course. The objective was to analyze, based on Kathy Charmaz's constructivist grounded theory, to what extent it provides subsidies for students to reflect on pedagogical and scientific practices in a more critical and diversified way. It was found that the teaching module has the potential to think science with art and pluralities in science education.Partindo-se do pressuposto de que relações da arteciência podem auxiliar na compreensão da construção histórica e cultural do conhecimento científico, apresentam-se os resultados da implementação de um módulo de ensino – constituído por uma história em quadrinhos e por seus textos associados – com intuito de se discutir a não neutralidade na observação e o papel dos experimentos no empreendimento científico através de pinturas. O módulo foi aplicado em uma disciplina de história da ciência de um curso de física. A partir dele objetivou-se analisar, com base na teoria fundamentada construtivista de Kathy Charmaz, em que medida o mesmo fornece subsídios para que os(as) alunos(as) possam refletir sobre a prática pedagógica e científica de modo mais crítico e diversificado. Verificou-se que o módulo de ensino apresenta potencialidade para se pensar a ciência com a arte e as pluralidades na educação científica.application/pdfhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0Teoria-observaçãoTeoria-experimentoArteciênciaFormação de professores e de cientistasMódulo de ensinoTheory-observationTheory-experimentArtscienceInterlaces: a graphic novel about artscience in the formation of physics teachers and scientists in trainingEntre-(en)laces: uma história em quadrinhos sobre arteciência na formação de docentes e cientistas em físicainfo:eu-repo/semantics/article