2024-06-132024-06-13https://labtecgc.udesc.br/dspace-lab-01/handle/hdl-lab-01-s01/3111O presente estudo investigou a compreensão sobre as interações Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) de um grupo de professores que atuam na área de Ciências (ensino fundamental) e na área de Biologia (ensino médio) em escolas públicas (rede municipal e estadual de ensino) no município de São Carlos. Nesta investigação, utilizou-se uma abordagem qualitativa e, como métodos de coleta de dados, aplicou-se a quatro professores de Ciências Naturais do ensino fundamental e médio um a versão abreviada e adaptada do questionário VOSTS (Views on Science-Technology-Society) e realizaram-se entrevistas semi-estruturadas baseadas nesse questionário. As análises dos dados permitiram constatar que os professores possuem preocupações que vão além da implementação da perspectiva de ensino CTS, pois suas inquietações estendem-se para questões educacionais mais amplas, tais como a progressão continuada, a redução do número de aulas de ciências e biologia e o papel da escola na sociedadeapplication/pdfCopyright (c) 2008 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e TecnologiaA compreensão dos professores sobre as interações CTS evidenciadas pelo questionário VOSTS e entrevistainfo:eu-repo/semantics/article