2024-06-202024-06-20https://labtecgc.udesc.br/dspace-lab-01/handle/hdl-lab-01-s01/7121Vinculado à pesquisa Ação Pianística e Coordenação Motora: Relações Interdisciplinares, este estudo visa problematizar e confrontar questões da didática e prática pianística com argumentos advindos de uma revisão bibliográfica interdisciplinar, mais especifica- mente das áreas de cinesiologia, biomecânica e ergonomia. Abrangendo a diversidade da proposta, foram utilizados trechos musicais da literatura pianística a fim de exemplificação, traçando paralelos entre conceitos-chave da didática instrumental, noções das áreas de co- ordenação motora e o recurso ciclos de movimento – técnica de flexibilização e conscientização corporal visando a plasticidade dos movimentos dos membros superiores – proposto por Póvoas (1999). Também foram esboçadas soluções para questões tangentes ao relaxamento, regulação e ação pianística, tendo como prioridade a aplicação prática de conceitos interdisciplinares ao planejamento do desempenho instrumental.application/pdfCopyright (c) 2009 Maria Bernardete Castelan Póvoas, Fernando Pabst Silvapianocoordenação motoraaprendizagem motoraAção pianística e interdisciplinaridade: aplicando conceitos de coordenação e aprendizagem motora ao pianoinfo:eu-repo/semantics/article