2025-07-092025-07-09https://periodicos.udesc.br/index.php/hfd/article/view/231679630816201902510.5965/2316796308162019025Gestores ligados à área de franquia enfrentam desafios de diversas naturezas em sua rotina profissional. Tais desafios, ligados ao relacionamento humano, demandam soluções rápidas, colaborativas e criativas. Por outro lado, equipes de designers enfrentam desafios semelhantes. O objetivo deste estudo é comparar os resultados da aplicação de um modelo para a solução de desafios, idealizado segundo os critérios do Design Thinking e da Investigação Apreciativa, nos dois contextos apresentados. Assim, foi realizada uma pesquisa-ação com workshops colaborativos e ferramentas de Design. Os resultados sugerem que o modelo pode ser aplicado satisfatoriamente em diferentes contextos.Dado curado por Beatriz Weckerle de Paula em 09/07/2025 para a atividade avaliativaapplication/pdfCopyright (c) 2019 Human Factors in DesignSolução de Desafios por meio de um Modelo Baseado no Design Thinking e na Investigação Apreciativainfo:eu-repo/semantics/article