2025-07-022025-07-02https://labtecgc.udesc.br/dspace-lab-01/handle/hdl-lab-01-s01/12633Este artigo apresenta os principais resultados da pesquisa que teve como objetivo geral compreender como tem se constituído a prática de professores de Música com crianças com deficiência em escolas de Educação Básica. O referencial teórico do trabalho aborda conceitos relativos à prática docente, inclusão, educação musical escolar e educação musical inclusiva. Para alcançar os objetivos, foi desenvolvido um estudo de caso com dois professores de Música da rede municipal de Olinda-PE. Os dados foram analisados qualitativamente e coletados a partir de análise documental, observações e entrevistas semiestruturadas. A partir dos resultados, concluímos que os professores de Música enfrentam diversos desafios em sua prática docente, entre eles, a precariedade do sistema escolar, a falta do apoio pedagógico em sala de aula e a limitação da formação inicial e continuada. Apesar dos desafios, desenvolvem diversas estratégias para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos com deficiência, criam recursos pedagógicos complementares, adaptam instrumentos, procuram ajuda de outros profissionais e fazem avaliações diferenciadas. Além disso, suas ações são subsidiadas por concepções relativas ao acreditar no potencial de todos os alunos e de uma educação musical pautada no desenvolvimento da autonomia dos estudantes. application/pdfCopyright (c) 2018 Crislany Viana da Silva, Cristiane Maria Galdino de Almeidahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0Prática docenteProfessores de músicaAlunos com deficiênciaEducação Básica.Educação InclusivaEducação Musical e Inclusão: um estudo sobre as práticas de professores de música no Ensino Fundamentalinfo:eu-repo/semantics/article