2024-06-132024-06-13https://labtecgc.udesc.br/dspace-lab-01/handle/hdl-lab-01-s01/3211Neste trabalho enunciamos uma aproximação socioepistemológica para a Modelagem Matemática como alternativa pedagógica. Com esta finalidade, inicialmente apresentamos um breve esboço sobre socioepistemologia. Na sequência fazemos uma caracterização da Modelagem Matemática sob este arcabouço teórico e apresentamos uma argumentação que coloca a aula com atividades de Modelagem Matemática como um espaço que envolve uma vertente investigativa, que remete a uma dimensão epistemológica, e um conjunto depráticas sociais que envolvem o aspecto relacional e comunicativo. Finalmente apresentamos a análise de uma atividade de modelagem desenvolvida por alunos de um curso de Licenciatura em Matemática e explicitamos aspectos que sinalizam a possibilidade de trazer para aulas de matemática mediadas por atividades de modelagem esta perspectiva socioepistemológica.application/pdfCopyright (c) 2009 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e TecnologiaUma aproximação socioepistemológica para a modelagem matemáticainfo:eu-repo/semantics/article