2024-06-132024-06-13https://labtecgc.udesc.br/dspace-lab-01/handle/hdl-lab-01-s01/3508Apresenta-se um levantamento da aprendizagem significativa e do ensino e aprendizagem da Matemática em teses e dissertações. As questões investigadas são: Os autores apresentam os principais conceitos da teoria da aprendizagem significativa nos referenciais teóricos? Como são operacionalizados, nas análises e discussões, os principais conceitos da teoria da aprendizagem significativa na Educação Matemática, na Educação Básica? Objetiva-se investigar as relações estabelecidas entre a Educação Matemática e a teoria da aprendizagem significativa de David Paul Ausubel, realizando-se uma pesquisa bibliográfica na Biblioteca Nacional Brasileira de Teses e Dissertação, seguindo-se uma abordagem qualitativa interpretativa. Nos materiais analisados, com relação ao referencial teórico, poucos autores têm a preocupação de transitar pelos elementos centrais da Teoria da Aprendizagem Significativa. A ampliação das análises para as descrições das atividades, mostra a inexistência de operacionalização dos conceitos centrais da teoria da aprendizagem significativa, predominando o resgate de conhecimentos subsunçores.application/pdfCopyright (c) 2020 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologiahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0Meaningful learning in mathematics education: a look through theses and dissertationsAprendizagem significativa na educação matemática: um olhar por meio de teses e dissertaçõesinfo:eu-repo/semantics/article