2024-06-132024-06-13https://labtecgc.udesc.br/dspace-lab-01/handle/hdl-lab-01-s01/259Resumo: Esse artigo busca uma revisão de literatura pertinente à reflexão de saberes e fazeres docentes como possibilidade de reforma do pensamento e da prática pedagógica do professor. Considerando que as práticas pedagógicas são complexas e imprecisas impõe-se a necessidade de um pensamento problematizante capaz de incorporar mudanças paradigmáticas no modo de educar. Essa reflexão se estende sobre a inteligência disjuntiva; saberes isolados que quebram o complexo fenômeno da educação, produzindo fragmentos, fracionando os problemas, separando o que é tecido junto. Educar a luz do pensamento complexo é contextualizar a construção do conhecimento e aceitar o desafio da incerteza da vida. Palavras-chave: saberes e fazeres docentes - mudanças paradigmáticas- reforma do pensamento Abstract: This article develops a literature review concerning a reflection of teacher's knowledge and practices as a possibility of a reform of educational thought and practice of the teacher. Considering that the pedagogical practices are complex and inaccurate so it imposes the necessity of a thought problematizing able to incorporate paradigmatic changes in the way of educating.This reflection extends on the disjunctive intelligence; knowledge isolated that breaks the complex phenomenon of education, producing fragments, breaking problems, separating what is woven together. Educate on the basis of complex thought is contextualize the construction of knowledge and take up the challenge of the uncertainty of life. Keywords: knowledge and practices of the teachers - paradigmatic changes - reform of thoughtapplication/pdfSABERES E FAZERES DOCENTES: o dilema da reforma do pensamento e da prática pedagógica do educador do século XXIKNOWLEDGE AND PRACTICES OF THE TEACHERS: the dilemma of thought reform and the teacher's pedagogical practice of the XXI centuryinfo:eu-repo/semantics/article