2025-07-092025-07-09https://periodicos.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/683610.5965/1808312911152016218A partir de um estudo de caso do Amazon zShops, o presente trabalho explora a compreensão do modelo de negócios como variável projetual no design de produtos e serviços digitais. São discutidos conceitos e abordagens que relacionam design e modelos de negócios e sua incorporação ao universo prático nos campos da gestão estratégica, da inovação e do empreendedorismo. Como resultado, são oferecidas recomendações e elementos conceituais básicos para abordagens projetuais que, além de considerarem aspectos tecnológicos e de experiência do usuário, tenham o modelo de negócios como princípio norteador.Dado curado por Janaína Antero de Moura Vieira em 09/07/2025application/pdfCopyright (c) 2016 Heron Jader Trierveiler, Rafael Garcia MottaO modelo de negócio como elemento no design de produtos e serviços digitais: uma análise do Amazon Zshopsinfo:eu-repo/semantics/article