2024-06-132024-06-13https://labtecgc.udesc.br/dspace-lab-01/handle/hdl-lab-01-s01/4916Esta pesquisa buscou analisar contribuições de bibliotecas brasileiras, junto aopúblico infantojuvenil, para o alcance dos objetivos de desenvolvimento sustentável segundo aAgenda 2030 da ONU, de modo a responder a seguinte pergunta: como o público infantojuvenil dasbibliotecas pode ser mobilizado para o desenvolvimento sustentável? Para a análise, buscou-seidentificar e caracterizar tipos de boas práticas em bibliotecas escolares, públicas, comunitárias ebibliotecas parque. Optou-se por uma abordagem qualitativa por meio de levantamento bibliográfico edocumental. Para análise dos dados, foi utilizado o método de categorização. As boas práticas foramdivididas nas categorias ambiental, social, econômica e desenvolvimento sustentável. Foram coletadas25 boas práticas de 16 bibliotecas brasileiras, das quais, a maioria enquadrou-se nas categoriasambiental e social. Quanto aos tipos de boas práticas desenvolvidas, a maioria não houvepredominância padrão de atividades como palestras e exposições, tendo sido verificadas boas práticasbastante diversificadas. Os resultados revelam que as bibliotecas brasileiras têm contribuído com oalcance dos objetivos de desenvolvimento sustentável segundo a Agenda 2030 da ONU junto aopúblico infantojuvenil, mesmo que de forma indireta. Porém, poucas foram as boas práticas coletadasque trabalhassem especificamente sobre o desenvolvimento sustentável ou sobre a Agenda 2030 em si.Por fim, ressalta-se a importância de tratar estes temas junto ao público infantojuvenil, já que estesserão os responsáveis pelo futuro do planeta e poderão tornar-se cidadãos ativos em suascomunidades, estimulando e praticando ações que visem o desenvolvimento sustentável a nível global.application/pdfCopyright (c) 2021 Revista ACBBiblioteca com público infantojuvenilAgenda 2030 da ONUDesenvolvimento sustentávelSustentabilidade em Unidades de InformaçãoBoas Práticas de Bibliotecas Brasileiras Alinhadas ao Desenvolvimento da Agenda 2030 da ONU: uma perspectiva a partir do público infantojuvenilinfo:eu-repo/semantics/article