2024-06-202024-06-20https://labtecgc.udesc.br/dspace-lab-01/handle/hdl-lab-01-s01/7100Este trabalho descreve uma pesquisa na área da Etnomusicologia, através da problematização da essência das músicas dos rituais religiosos afro-brasileiros por um viés fenomenológico. A metodologia dividiu-se entre as leituras dos textos, audições de registros fonográficos e, também, do estudo dos registros musicais das músicas dos rituais do candomblé, a partir das notações contidas em obras de Mário de Andrade. Posteriormente, houve a interpretação destas músicas, utilizando-se do violão e da voz como meios de releitura deste material. A resultante deste processo culminou com dois arranjos do canto de Oxalá e, os registros desta experiência, corroboraram no processo. Como conclusão, percebe-se que a aproximação de fazeres musicais se dá de muitas maneiras e, através do convívio social e musical, revelando-se também importantes elementos no processo de formação da identidade brasileira.application/pdfCopyright (c) 2011 Jylson J. Martins Junior, Luiz Henrique FiaminghiMário de Andrademúsica afro-brasileiraviolão e vozRelato da criação de arranjos para violão e voz a partir de matrizes Afro-brasileiras encontradas em Mário de Andradeinfo:eu-repo/semantics/article