2024-06-202024-06-20https://labtecgc.udesc.br/dspace-lab-01/handle/hdl-lab-01-s01/7108Este artigo tem como tema principal a improvisação no choro, importante gênero da música brasileira. Primeiramente apresentamos um breve panorama deste procedimento, assinalando as divergências a respeito da questão expressadas nas afirmações dos estudiosos do tema. Outro assunto observado é o ambiente descontraído do choro e a liberdade de interpretação dos músicos, assim como a tradição oral, a essência da transmissão da memória do choro. A seguir ressaltamos a importante questão da prática dos músicos tocarem “de ouvido”, o impasse dessa liberdade dentro dos estúdios de gravação e a indústria fonográfica como agente limitador dessa liberdade. No final do artigo abordamos o termo conhecido pelo nome de “baixaria” - procedimento utilizado desde as origens do choro – como importante influência na caracterização do gênero e na improvisação. Nosso objetivo é esclarecer o aspecto histórico da improvisação no choro para que este possa ser utilizado pelos músicos/improvisadores com maior clareza e entendimento. Concluímos que o choro sempre se valeu do improviso em graus variados e em funções específicas.application/pdfCopyright (c) 2010 Paula Veneziano Valenteimprovisaçãomúsica popular brasileirachoroA improvisação no choro História e reflexãoinfo:eu-repo/semantics/article