2025-07-092025-07-09https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/198472381528201417510.5965/1984723815282014175Este texto discute a pesquisa em arquivos na região oeste do Paraná e a questão das fontes históricas para a investigação sobre as instituições escolares. Nas últimas décadas, ampliou-se a discussão sobre a conservação das fontes para o conhecimento do patrimônio cultural e histórico; todavia, os pesquisadores ainda encontram dificuldades, especialmente relacionadas ao acesso e à conservação dos documentos. No caso do oeste paranaense, embora se trate de uma região de colonização recente - década de 1940 -, quando comparada ao restante do estado do Paraná, a situação das fontes é precária e descuidada. São poucos os arquivos que acondicionam documentos para preservação da memória coletiva. Os acervos das instituições escolares exercem importante papel no processo de levantamento, catalogação e acondicionamento de documentos que constituem fontes para pesquisa sobre a história da educação da região. Com relação à pesquisa sobre instituições escolares, é preciso conhecer os arquivos públicos e privados. Dentre os principais, listamos os que podem servir para a reconstituição da escolarização e da história da educação da região. Palavras-chave: Educação; História da educação; Instituições escolares; Oeste paranaense.Dado curado por Pedro Schneider em 09/07/2025 para a atividade avaliativaapplication/pdfHistória da educação, instituições escolares, fontes e pesquisa em arquivos na região oeste do Paranáinfo:eu-repo/semantics/article