2025-07-022025-07-02https://labtecgc.udesc.br/dspace-lab-01/handle/hdl-lab-01-s01/12586Este artigo apresenta um estudo que pretende ampliar o entendimento e disseminação da acessibilidade acadêmica por estudantes com deficiência auditiva. O objetivo deste estudo é analisar como ocorre e quem participa da inserção e inclusão do aluno surdo no Ensino Superior, a partir do conceito de mediação de Vygotsky. Para isso, realizou-se uma pesquisa de natureza básica, de caráter descritivo e com o procedimento técnico de coleta de dados, onde foi feita entrevista com tradutores e intérpretes de Libras. Na entrevista tratou-se da relação dos profissionais com os estudantes, seus anseios, suas principais demandas e a interação dos alunos com os colegas e professores. A execução consistiu na investigação em base de dados, a partir de material já publicado sobre o tema em questão. Com este trabalho pretende-se fomentar a pesquisa sobre os temas abordados e auxiliar na busca por novos estudos.application/pdfCopyright (c) 2017 Bruna da Silveira Suris, André Luís Marques da Silveira, Heli MeurerEnsino Superior e Acessibilidade. Design Universal. Tecnologia Assistiva. Deficiência Auditiva. Vygotsky.Acesso à Educação SuperiorEstudo sobre o Ensino Superior e a Deficiência Auditiva a partir do conceito de mediação de Vygotskyinfo:eu-repo/semantics/article