2024-06-202024-06-20https://labtecgc.udesc.br/dspace-lab-01/handle/hdl-lab-01-s01/7059Este trabalho apresenta resultados de estudos teóricos e documentais, descrevendo a aplicação interpretativa dos conhecimentos obtidos sobre Heráldica Medieval, como a arte de conceber brasões, no estudo das marcas institucionais e comerciais contemporâneas. O contexto é composto pelas áreas de Gestão de Design e Gestão da Marca ou Branding. Tradicionalmente, os brasões foram usados para identificação de alguém ou de algum lugar, sendo que a vasta simbologia empregada ainda é pouco conhecida. Os resquícios das regras, das formas, dos tratamentos e das cores usadas na composição heráldica ainda subsistem e influenciam as marcas gráficas, nas suas formas de representação de organizações, produtos ou serviços. Além da casualidade, indica-se que a motivação para o uso dos atributos pode ser estabelecida de acordo com referências diretas ou indiretas, sendo relacionadas ou não aos antigos símbolos de família ou território.application/pdfCopyright (c) 2012 André Ricardo Paim de Campos, Eduardo Napoleão, Richard Perassi Luiz de Sousaheráldicamarca gráficagestão de designbrandingbrasõesAtributos gráficos da heráldica em marcas comerciaisinfo:eu-repo/semantics/article