2024-10-022024-10-02https://labtecgc.udesc.br/dspace-lab-01/handle/hdl-lab-01-s01/10130Introdução:O presente trabalho buscou identificar atividades de letramento informacional que contribuem efetivamente para a construção do conhecimento dos usuários no âmbito da Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães. Apresenta uma breve pesquisa bibliográfica acerca do letramento informacional, biblioteca pública e o papel educativo do bibliotecário, como forma de fundamentar as atividades realizadas. Objetivo: Investigar a atuação do bibliotecário como mediador no processo de leitura e apropriação da informação juntos aos usuários da Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães, de modo a caracterizar e avaliar as práticas no âmbito desta instituição. Metodologia: A pesquisa configura um estudo de caso com caráter exploratório, abordagem qualitativa e viés de pesquisa bibliográfica e documental. As técnicas de coleta de dados foram observação participante e entrevista semiestruturada com a bibliotecária-chefe da Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães. Resultados: Verificou-se a realização de variadas práticas de letramento informacional. Todavia, não se constatou ênfase em Tecnologias de Informação e Comunicação e planejamento das atividades referentes ao letramento informacional. Conclusão: Apesar das dificuldades, tais como, problemas nas instalações físicas e defasagem no quesito tecnológico, a Biblioteca busca prestar um atendimento de qualidade e facilitar o processo de aprendizagem dos usuários.application/pdfCopyright (c) 2023 Revista ACBLetramento Informacional. Bibliotecas Públicas. Aprendizagem ao longo da vida.Letramento Informacional em Bibliotecas PúblicasLetramento informacional: educação para a informação na Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarãesinfo:eu-repo/semantics/article