2024-06-132024-06-13https://labtecgc.udesc.br/dspace-lab-01/handle/hdl-lab-01-s01/4222Este artigo salienta a importância do conhecimento prévio do leitor na interpretação de um texto, descrevendo-se a ciência cognitiva. Demonstra como se articula o conhecimento prévio e a sua relevância para a leitura. Aborda as estratégias de leitura e sua relação com os modelos mentais relacionado à teoria dos esquemas. Adotou-se para o estudo a metodologia de revisão bibliográfica. Conclui-se que os conhecimentos prévios do leitor proporcionarão uma concepção mais ampla de determinado texto, pois ao utilizar conhecimentos anteriores o leitor estabelecerá uma relação integrada com o texto que permitirá a captação de seu significado.application/pdfCopyright (c) 2014 Revista ACBLeituraConhecimento prévioAspectos cognitivosEspectos Cognitivos da LeituraAspectos cognitivos da leitura: conhecimento prévio e teoria dos esquemas Cognitive aspects of reading: previous knowledge and theory of schemesinfo:eu-repo/semantics/article