2025-07-022025-07-02https://periodicos.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/2374710.5965/2594641208012024e4963The purpose of this article is to discuss about the unauthorized reproduction of works and the like, called plagiarism, exposing the problem encountered when this type of action is practiced by students in the contexts of basic education (from elementary to high school) and also of higher education. The motivations are discussed, as well as the consequences that may arise from this type of practice. Another objective of this article is to present an extension project that was developed with high school classes from public schools around the region of Carangola/MG. The methodology used for the development of this work encompasses the presentation of the theme from the perspective of various scholars, as well as the exposition of the step by step followed in the development of the extension project, with the use of activities that place the student as the subject of the construction of the your knowledge. The results indicate that the study and application of research practices in basic education classrooms are increasingly necessary so that the problem is gradually minimized and does not reach higher education classroom.El objetivo de este artículo es discutir sobre la reproducción no autorizada de obras y similares, denominada plagio, exponiendo el problema que se presenta cuando este tipo de acción es practicada por estudiantes en los contextos de educación básica (desde la enseñanza básica hasta la secundaria) y también de educación superior. . Se discuten las motivaciones, así como las consecuencias que pueden derivarse de este tipo de prácticas. Otro objetivo de este artículo es presentar un proyecto de extensión que fue desarrollado con clases de secundaria de escuelas públicas de la región de Carangola/MG. La metodología utilizada para el desarrollo de este trabajo comprende la presentación del tema desde la perspectiva de varios estudiosos, así como la exposición del paso a paso seguido en el desarrollo del proyecto de extensión, con el uso de actividades que ubican al estudiante como sujeto de la construcción de su saber. Los resultados indican que el estudio y la aplicación de prácticas investigativas en las aulas de educación básica son cada vez más necesarios para que el problema se minimice paulatinamente y no llegue a las aulas de educación superior. Dado curado por Cristina Mara Moresco em 03/07/2025 para a atividade avaliativaO objetivo deste artigo é discutir a respeito da reprodução não autorizada de obras e afins, denominada de plágio, expondo a problemática encontrada quando esse tipo de ação é praticado por alunos nos contextos do ensino básico (do fundamental ao médio) e também do ensino superior. Discorre-se a respeito das motivações, bem como de quais são as consequências que podem advir desse tipo de prática. Outro objetivo deste artigo é apresentar um projeto de extensão que foi desenvolvido com turmas de Ensino Médio de escolas da rede pública no entorno da região de Carangola/MG. A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste trabalho engloba a apresentação do tema sob a ótica de variados estudiosos, bem como a exposição do passo a passo seguido no desenvolvimento do projeto de extensão, com a utilização de atividades que colocam o aluno como sujeito da construção do seu conhecimento. Os resultados apontam que são cada vez mais necessários o estudo e a aplicação de práticas de leitura e de pesquisa nas salas de aula da educação básica para que o problema seja, gradativamente, minimizado e não chegue até as salas de aula do ensino superior. application/pdfCopyright (c) 2024 Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Culturahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0plagiarismsSchool roleplágioreadingpapel da escolateaching strategiesleituraPlagio. Papel escolar. Lectura. Estrategías de enseñanza.estratégias de ensinoThe practice of plagiarism in school activities: a necessary dialogue between universities and basic education schoolsLa práctica del plagio en las actividades escolares: Un diálogo necesario entre universidades y escuelas de educación básicaA prática do plágio nas atividades escolares: um diálogo necessário entre universidade e escolas da educação básicainfo:eu-repo/semantics/article