2024-06-132024-06-13https://labtecgc.udesc.br/dspace-lab-01/handle/hdl-lab-01-s01/5862Programa de leitura dirigida com finalidade terapêutica aos alunos da classe matutina de aceleração de escola pública. Objetivou-se proporcionar a catarse, a identificação e a introspecção por meio de textos literários que contemplassem o humor, facilitassem a socialização, estimulassem a criatividade e o diálogo, incentivassem a interpretação, aliviassem as tensões diárias e aumentassem a auto-estima dos alunos. Os resultados alcançados foram positivos pois a leitura dos textos ficcionais aliada às atividades lúdicas complementares fortaleceram o grupo e demonstraram que a biblioterapia é eficaz como pacificadora das emoções na sala de aula. Abstract: Direct reading program with therapeutic finality to a morning acceleration classroom for students at a public school. The purpose was to use catarse, self identification and introspection through literacy texts that contemplated humor, get easier socialization, stimulated creativity and provoke dialog, encourage interpretation, help to relax diary tensions and increase the students self-esteem. The results shows positives, because reading texts fiction with entertainment activities help to got a stronger group and showed that bibliotherapy is efficacious as an emotions peacemaker at the classroom. Keywords: Bibliotherapy; Reading- finality therapeutic; Reading.text/htmlapplication/pdfCopyright (c) 2014 Revista ACBBiblioterapiaLeitura- função terapêuticaLeituraBiblioterapia para a classe matutina de aceleração da Escola de Educação Básica Dom Jaime de Barros Câmara: relato de experiência Bibliotherapy for the morning accelaration class at Dom Jaime de Barros Câmara Basic Education School: report p. 10-17info:eu-repo/semantics/article