2025-07-022025-07-02https://labtecgc.udesc.br/dspace-lab-01/handle/hdl-lab-01-s01/12637Este trabalho tem como objetivo refletir sobre possíveis soluções diante dos medos, anseios e obstáculos enfrentados pelos professores frente à inclusão de pessoas com deficiência na rede regular de ensino. Parte-se de uma breve fundamentação teórica sobre a investigação de estratégias que o educador pode utilizar em sua formação a fim de tornar-se um profissional qualificado para atender as expectativas de aprendizagem de pessoas com deficiência. No âmbito da educação inclusiva o professor se encontra na tensão e angústia do saber teórico e prático diante da inclusão de alunos deficientes, pois a pessoa com deficiência tem habilidades e limitações as quais uma formação continuada leva o docente a ter outro olhar diante de tal inquietação. Os resultados apontam para a necessidade da implementação de políticas públicas promovendo a formação continuada para o profissional da educação levando–o a compreender a importância do conhecimento a ser adquirido e promover um ensino digno e igualitário, possibilitando ao educando habilidades e competências, respeitando seus limites individuais. application/pdfCopyright (c) 2018 Silas Moura Repolho, Crislaidy Oliveira Pereira, Raquel Muniz dos Santos PalhetaInclusãoDeficiênciaPolíticas PúblicasFormação ContinuadaEducação InclusivaA formação do professor frente à Educação Inclusiva de pessoas com deficiênciainfo:eu-repo/semantics/article