2025-07-022025-07-02https://periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/14157A presente investigação partiu de uma doca de pesquisa, o Grupo de Pesquisa Currículo, Espaço, Movimento (CEM), para uma imersão no MAR – o Museu de Arte do Rio, no Rio de Janeiro. Mergulhar no MAR teve como propósito compreender de que modo um museu pode tecer tramas entre educação e a arte por meio de práticas educativas permeadas por um registro poético. Museu, educação, mediação e práticas educativas tornaram-se as noções para operar esta investigação. Destaca-se a aproximação de autores que têm se ocupado em estudar a instituição museu, como Tony Bennett, Carol Duncan e George Yúdice. A carta de MAReAR – processo que implicou mergulhar, ir e voltar, traçar mapas, tornando-se o próprio procedimento metodológico da referida investigação; possibilitou imergir em espaços ainda não pensados, marear territórios existenciais inéditos, vivenciar práticas educativas. Os resultados da investigação ajudaram a compreender que práticas educativas inventivas, construídas pelos educadores do MAR, podem ser produtoras de novas experiências de ensinar e aprender. Além disso evidenciou-se que a tensão existente entre professor e educador de museus parece um reflexo da tensão arte versus educação. Destaca-se que a presente investigação foi realizada com apoio da CAPES, Brasil, sob o Código de Financiamento 001.Dado curado por Madalena José da Silva em 09/07/2025 para a atividade avaliativaapplication/pdfCopyright (c) 2019 José Alberto Romaña Díaz, Angélica Vier MunhozMuseu de Arte do RioArteEducaçãoPráticas EducativasPráticas EducativasPráticas educativas no Museu de Arte do Rioinfo:eu-repo/semantics/article