2024-06-132024-06-13https://labtecgc.udesc.br/dspace-lab-01/handle/hdl-lab-01-s01/281Esse artigo é parte da pesquisa de mestrado, que vem sendo desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), na linha de pesquisa Geografia em Processos Educativos. Atualmente, encontra-se em fase de coleta de dados, na qual está se realizando um diagnóstico dos conhecimentos prévios dos estudantes ingressantes no Projeto Integrar em 2014/2015 (260 estudantes), bem como, levantamento e revisão do referencial bibliográfico. Objetiva-se socializar uma experiência vivida no movimento de educação comunitária “Projeto de Educação Comunitária Integrar” da prática docente dos educadores, principalmente na área de geografia, para o público da EJA (Educação de Jovens e Adultos). Compreende-se que a partir da realidade do cotidiano dos trabalhadores estudantes, os conteúdos tornam-se mais significativos para o processo de ensino-aprendizagem do estudante da EJA. Para isso, a formação docente tem um caráter importante, a fim que de os educadores possam criar estratégias metodológicas para a aprendizagem dos jovens e adultos. Portanto, conseguir o caráter emancipatório que a educação popular almeja. application/pdfExperiências da prática docente na educação comunitária com jovens e adultos dentro do Projeto Integrar, em Florianópolis/SCinfo:eu-repo/semantics/article