2024-06-202024-06-20https://labtecgc.udesc.br/dspace-lab-01/handle/hdl-lab-01-s01/7147A proposta deste artigo é comentar uma homologia estrutural que se dá nos primeiros compassos de duas obras fundamentais da história da música européia: o prelúdio da ópera Tristan und Isolde, de Richard Wagner, e o Prélude à l’après-midi d’un faune, de Claude Debussy. Inicialmente, uma breve discussão sobre o chamado acorde “tristão” conduz a uma apresentação da referida homologia, após o que seguem comentários e discussões. O objetivo não é apresentar uma nova interpretação do acorde “tristão”, mas sim comentar, sob o ponto de vista de uma musicologia que absorve ou é absorvida pela análise, o diálogo entre as obras elas mesmas e sua forma furtiva para a análise, porém constitutiva na história da música.application/pdfCopyright (c) 2008 Acácio Tadeu de Camargo PiedadeAcorde TristãoWagnerDebussyAnálise MusicalAnotações sobre o Tristão no Fauno: dois prelúdios ao pós-tonalinfo:eu-repo/semantics/article