2024-06-132024-06-13https://labtecgc.udesc.br/dspace-lab-01/handle/hdl-lab-01-s01/4494Este texto objetiva discutir a ação cultural em uma perspectiva emancipatória, convergindo as discussões para os estudos culturais, sociedade da informação, era da cibercultura e do ciberespaço, interligando o ambiente físico e digital. Também tem como objetivo verificar se os cursos de Biblioteconomia do Rio Grande do Sul estão preparando os futuros bibliotecários para atuarem como agentes culturais. A metodologia utilizada nesta pesquisa é de abordagem qualitativa, do tipo exploratório, de caráter bibliográfico e análise documental das matrizes curriculares dos cursos de Biblioteconomia do RS. Foi constatado que as cinco instituições estão ofertando a disciplina de ação cultural, mesmo que com denominações diferentes. Assim, chegou-se à conclusão de que há uma visão por parte dos cursos pesquisados a respeito da necessidade da disciplina para a formação do futuro bibliotecário, e as ações culturais podem ser realizadas e publicizadas, utilizando-se das tecnologias da informação e comunicação.application/pdfCopyright (c) 2017 Revista ACBAção cultural. Bibliotecas. Cibercultura. Currículo.A ação cultural nas bibliotecas e sua dimensão para a sociedade do século XXIinfo:eu-repo/semantics/article