2025-07-022025-07-02https://periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/911410.5965/1984317813022017073Neste estudo, a partir da análise de conteúdo e da pesquisa bibliográfica, verificando especialmente as informações constantes em leis federais, e o registro histórico da Arte/Educação no Brasil, reflito sobre como o Ensino da Arte tem se desenvolvido no Brasil, qual o senso comum e qual o real valor do Ensino da Arte, de que modo a Arte é inserida no contexto escolar como instrumento pedagógico e/ou área do conhecimento. Pondero ainda, de que modo, as aulas de Arte podem tolher ou ampliar a imaginação criativa dos alunos. Realizo uma retomada histórica de que forma a Arte veio se inserindo na Educação, analisando as principais leis brasileiras referentes ao assunto. Os resultados apresentados evidenciam que ainda não conseguimos desfazer muitos preconceitos arraigados na sociedade brasileira sobre o Ensino da Arte. Concluo que a Arte é essencial para a formação humana, porém deve ser trabalhada por profissionais preparados. Meu objetivo é aprofundar os estudos relacionados ao assunto.Dado curado por Madalena José da Silva em 09/07/2025 para a atividade avaliativaapplication/pdfCopyright (c) 2017 Karine RamaldesEnsino de ArteImaginação CriativaFormação InicialFormação ContinuadaEnsino de ArteEnsino da Arte: qual ensino queremos?info:eu-repo/semantics/article