2025-07-022025-07-02https://labtecgc.udesc.br/dspace-lab-01/handle/hdl-lab-01-s01/12711This article is a case study of na experience inspired by the Triangular Approach in which 3rd year high school students at Mariano Martins State Public School (Fortaleza, CE) intervened artistically on the school walls. To discuss contemporary art teaching, the Triangular Approach and the school as a space for artistic production, we bring in thes study the contributions of Biasoli (1999), Ana Mae Barbosa (2014), Carvalho, Carolino (2010), Guimarães (2010), Pimentel (2006, 2010), Brissac (1998), Ostrower (1984) and Salles (2011). We aim to presente reflections on the teaching process and learning in Visual Arts from the experience in artistic intervention. Data were collected from the teacher's field diaries, student portfolios, class footage, interviews and photographs, and interpreted from the perspective of thematic analysis. We realize that the Triangular Approach is a theoretical and methodological proposal for Art teaching that generates possibilities for the realization of artistic knowledge and that activities of school appropriation as a space for artistic production outline paths that are configured as potentialities for the realization of critical and reflective thinking, enabling the student's aesthetic experience with the school space, bringing the art to daily life.Este artigo é um estudo de caso de uma experiência inspirada na Abordagem Triangular, na qual estudantes do 3º ano do Ensino Médio na Escola Estadual Mariano Martins (Fortaleza, CE) interviram artisticamente nas paredes da escola. Para discutir o ensino de arte na contemporaneidade, a Abordagem Triangular e a escola como espaço para produção artística, trazemos aqui as contribuições de Biasoli (1999), Ana Mae Barbosa (2014), Carvalho e Carolino (2010), Guimarães (2010), Pimentel (2006, 2010), Brissac (1998), Ostrower (1984) e Salles (2011). Temos como objetivo apresentar reflexões sobre o processo de ensino e aprendizagem em Artes Visuais a partir da experiência em intervenção artística. Os dados foram coletados a partir dos diários de campo da professora, portfólios dos estudantes, filmagens das aulas, entrevistas, fotografias, e interpretados sobre o olhar da análise temática. Percebemos que a Abordagem Triangular se constitui como uma proposta teórico-metodológica para o ensino de Arte que gera possibilidades para a efetivação do conhecimento artístico, e que atividades de apropriação da escola como espaço para a produção artística traçam caminhos que se configuram como potencialidades para efetivação do pensamento crítico e reflexivo, possibilitando a experiência estética do estudante com o espaço escolar, aproximando a arte do cotidiano.application/pdfCopyright (c) 2021 Mírian Soares Rocha, José Maximiano Arruda Ximenes de Limahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0Artes Visuaisensino de Artearte urbanaabordagem triangularEnsino de Artes VisuaisVisual artsart teachingurban arttriangular approachVisual arts teachingContemporary art teaching: the school as spacer forartisticproductionEnsino da arte na contemporaneidade: a escola como espaço de produção artísticainfo:eu-repo/semantics/article