2024-10-022024-10-02https://labtecgc.udesc.br/dspace-lab-01/handle/hdl-lab-01-s01/8262Em março de 2017, o Diagnóstico das Bibliotecas Escolares em Santa Catarina foi iniciado pelo Conselho Regional de Biblioteconomia - 14º Região. O objetivo dessa pesquisa é analisar os dados coletados durante as visitas de fiscalização às bibliotecas das unidades escolares da Rede Estadual de Ensino, localizadas no município de Florianópolis. Foi utilizado um formulário para coleta das informações, com base nos parâmetros para bibliotecas escolares e na Lei 12.244/2010. Foi possível inferir que as condições foram consideradas, em sua maioria, no nível básico, em função das condições ambientais, ausência de um padrão de organização do acervo, pouca diversificação de serviços e atividades oferecidas pelas bibliotecas, e, principalmente, a ausência de profissionais capacitados e qualificados na gestão das bibliotecas escolares. Espera-se que a sociedade, os profissionais, os gestores públicos e os órgãos de classe juntem esforços no sentido de fazer cumprir a Lei 12.244/2010 e mudar a conduta cultural com relação às bibliotecas escolares, tornando-as instrumentos de apoio ao processo ensino-aprendizagem e um espaço lúdico para ler, escrever, sonhar e criar.application/pdfCopyright (c) 2020 Revista ACBBiblioteca EscolarAs bibliotecas escolares da rede pública estadual do município de Florianópolis – Santa Catarina: relato de pesquisainfo:eu-repo/semantics/article