2025-07-092025-07-09https://periodicos.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/1397410.5965/1808312907092012444Este trabalho apresenta resultados de estudos teóricos e documentais, descrevendo a aplicação interpretativa dos conhecimentos obtidos sobre Heráldica Medieval, como a arte de conceber brasões, no estudo das marcas institucionais e comerciais contemporâneas. O contexto é composto pelas áreas de Gestão de Design e Gestão da Marca ou Branding. Tradicionalmente, os brasões foram usados para identificação de alguém ou de algum lugar, sendo que a vasta simbologia empregada ainda é pouco conhecida. Os resquícios das regras, das formas, dos tratamentos e das cores usadas na composição heráldica ainda subsistem e influenciam as marcas gráficas, nas suas formas de representação de organizações, produtos ou serviços. Além da casualidade, indica-se que a motivação para o uso dos atributos pode ser estabelecida de acordo com referências diretas ou indiretas, sendo relacionadas ou não aos antigos símbolos de família ou território.Dado curado por Janaína Antero de Moura Vieira em 09/07/2025application/pdfCopyright (c) 2012 André Ricardo Paim de Campos, Eduardo Napoleão, Richard Perassi Luiz de Sousaheráldicamarca gráficagestão de designbrandingbrasõesAtributos gráficos da heráldica em marcas comerciaisinfo:eu-repo/semantics/article