2024-06-132024-06-13https://labtecgc.udesc.br/dspace-lab-01/handle/hdl-lab-01-s01/3296Este trabalho analisa como artigos de Divulgação Científica (DC) abordam a Sistemática Filogenética, o atual paradigma da classificação biológica. Foram selecionados 15 artigos da versão on line da Revista Scientific American Brasil, encontrados por palavras-chave relacionadas à temática analisada e classificados quanto à temática central, como evolução, classificação biológica e saúde. Foram encontrados 11 conceitos de Sistemática Filogenética, como grupo-irmão, grupo monofilético e sinapomorfia, porém alguns foram substituídos por explicações ou sinônimos.  Os artigos com linguagem mais elaborada, contendo termos científicos, equipararam-se àqueles com um texto mais simplificado. Dois artigos utilizaram analogias e metáforas como recurso narrativo para facilitar o entendimento de conceitos referentes à Sistemática Filogenética. A partir desta análise, infere-se que os artigos possuem características peculiares que os tornam apropriados para o uso em sala de aula, porém o papel mediador do professor torna-se fundamental no sentido de esclarecer trechos de difícil entendimento ou conceitos ainda não trabalhados.application/pdfCopyright (c) 2015 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e TecnologiaSistemática filogenética em revista de divulgação científica: análise da Scientific American Brasilinfo:eu-repo/semantics/article