2024-06-202024-06-20https://labtecgc.udesc.br/dspace-lab-01/handle/hdl-lab-01-s01/7088O presente artigo originou-se do contato com a obra Deuxième Scherzo Op.14,de Clara Schumann (1819–1896). Compositora, professora e ilustre intérpretegermânica do século XIX desenvolveu uma trajetória musical e profissionalintensa obtendo alto grau de reconhecimento artístico, pelas suas composiçõese performances. A primeira parte do artigo expõe a biografia de ClaraSchumann, embasada principalmente na obra de Eliana Monteiro da Silva(2011) “Clara Schumann: Compositora X Mulher de Compositor”. Em paralelo,abordamos a atitude de Clara como responsável pela editoração das obras deRobert Schumann, a sua postura como concertista/intérprete musical e os seusensinamentos. A segunda parte do artigo expõe o eixo central da pesquisa,que busca contextualizar o tema principal da peça Deuxième Scherzo pour lePianoforte Op.14 (1841–1845), observando a trajetória e recorrência do mesmotema no Lied Op. 12 n.2 “Er ist Gekommen in Sturm und Regen” (1841), escritoem co-autoria pelo casal Schumann, e na “Sonate für Klavier, g-moll” (1841–42).application/pdfCopyright (c) 2012 Larissa de Abreu Galvão, Guilherme Sauerbronn de Barroscomposição musicalPianoClara SchumannDeuxième Scherzo, Op.14, de Clara Schumanninfo:eu-repo/semantics/article