PROF. DR. EDISON ROBERTO DE SOUZABEATRIZ ZACCHI DA CUNHA2024-05-232024-05-232007-07-12https://labtecgc.udesc.br/dspace-lab-01/handle/hdl-lab-01-s01/125O esporte, através de projetos sociais, ajuda a desenvolver a criança como um ser social, ligando a educação, a cultura e o esporte. Para tanto se torna necessário um desenvolvimento das competências humanas em paralelo e em conjunto fundamentalmente com as instituições educacionais. Considerando há relevância social de compreender como se dá o processo de inclusão da criança em projetos sociais de educação pelo esporte, este estudo descritivo exploratório teve como perspectiva, investigar, compreender e dimensionar o processo de inclusão de crianças nos Projetos Sociais de Educação pelo Esporte. Na busca dos objetivos do estudo, utilizou-se uma entrevista semi-estruturada com os coordenadores dos Projetos “Brinca Mane” (IAS), Aprendendo pelo Esporte (IGK) e Segundo Tempo (IC). No estudo percebeu-se que tanto os objetivos quanto às metodologias utilizadas pelos projetos tem semelhanças entre si. Isso auxilia na compreensão da inclusão social como um processo não institucional e sim social, onde família, sociedade, escola e projetos obtêm maiores resultados se trabalhados juntos.Português (Brasil)Educação físicaA INCLUSÃO DA CRIANÇA EM PROJETOS SOCIAIS DE EDUCAÇÃO PELO ESPORTETrabalho de Conclusão de GraduaçãoCiências da Saúde - Educação FísicaCiências da Saúde - Educação Física