2024-06-202024-06-20https://labtecgc.udesc.br/dspace-lab-01/handle/hdl-lab-01-s01/7097Este artigo tem como objetivo verificar a ocorrência de processos de intertextualidade na obra para piano Homenagem a Camargo Guarnieri de José Antonio de Almeida Prado (1943-2010), escrita em homenagem a Camargo Guarnieri (1907-1993), com o intuito de oferecer subsídios para a preparação e construção de uma possível interpretação desta obra, levando-se em conta a presença de elementos estilísticos do universo de obras do homenageado. Esta obra foi escrita em 1987, como parte do caderno Homenagem a Camargo Guarnieri, organizado pelo pianista e professor José Eduardo Martins e editado pela ECA/USP. A análise da obra em questão foi realizada tendo por base a teoria da influência musical elaborada por Joseph Straus em seu livro Remaking the Past: Musical Modernism and the Influence of the Tonal Tradition (1990). A análise permitiu verificar a ocorrência de duas categorias de procedimentos composicionais listados por Straus, a Motivicização e a Centralização.application/pdfCopyright (c) 2011 Esthefania Ribeiro Campos, Lúcia Silva Barrenecheahomenagem musicalmúsica brasileira para pianointertextualidadeAlmeida PradoCamargo GuarnieriProcessos de intertextualidade na homenagem musical: um estudo sobre Homenagem a Camargo Guarnieri de Almeida Pradoinfo:eu-repo/semantics/article